skip to Main Content
(44) 3268-5546 marketing@linsdevasconcellos.org.br | Área do Pré-Aprendiz | Área do Jovem Aprendiz |

Um lugar onde o amor é ferramenta de trabalho; o abraço é método pedagógico; o sorriso é o uniforme; e o bem é o único resultado que importa.

No final da década de 90, a nova realidade socioeconômica ensejou a oportunidade de expansão do trabalho assistencial, com os olhos voltados para nova região: o Conjunto Residencial Guaiapó. A escolha foi feita com base no Mapa Social de Maringá, que atribuía ao local o 2º lugar em carência e, portanto, vulnerabilidade social.

Munidos dos ensinamentos de Jesus Cristo, o casal Cleuzanir Ivantes (Zaíca) e Hermínia Walderez P. Ivantes levou homens, mulheres e jovens, para partir ao encontro daqueles que necessitavam de uma palavra amiga, de um alimento, de uma roupa, de um remédio, etc. No início eram realizadas visitas às casas e atendidas as necessidades materiais mais prementes, permeadas pelas palavras de estímulo, extraídas do evangelho de Jesus.

405101_3495877232250_1089126355_n-2 copyConstatou-se, com facilidade, duas situações que precisavam ser vencidas. A primeira delas, a fome, que tornava surdos aqueles seres humanos para palavras de edificação. Em segundo lugar, a acomodação decorrente das visitas em suas próprias casas, dando ao movimento um caráter assistencialista, e não emancipatório. Era preciso alterar o modelo. Era preciso que aquelas criaturas se sentissem estimuladas a procurar o auxílio, a palavra cristã, o resgate da autoestima, a inclus
ão social. Indispensável, portanto, encontrar um local para onde tivessem que se dirigir para aplacar a fome, e ouvir os ensinamentos estimulantes.

Uma casa foi cedida e assim teve início o ensinamento das lições de Cristo, aos sábados pela manhã. A participação semanal tornou-se condição necessária para a concessão de cestas básicas.  Em pouco tempo 100 famílias passaram a participar do movimento. A casa então cedida foi retomada, surgindo novo impasse, que encontrou alívio momentâneo na cessão do espaço na casa de uma das participantes.

O movimento cresceu, criou vida própria, dando ensejo à constituição do Encontro Fraterno Lins de Vasconcellos, permanecendo o Centro Espírita Caminheiros como entidade mantenedora.Lins Encontro Fraterno 1

Constituída formalmente através de um Estatuto em 12 de agosto de 2000, a entidade se estabeleceu na Av. Franklin Delano Roosevelt, nº. 5.485, no Conjunto residencial Guaiapó, em 4 terrenos cedidos pelo Município através de instrumento de permissão de uso, onde foram edificados 2 barracões de 250 metros quadrados, cada, com as divisões possíveis, levando em conta a prioridade do momento, que prestigia as palestras semanais para as famílias, com forte ênfase na moral cristã, e as aulas teóricas para os jovens-aprendizes. E o movimento ASSISTENCIAL não parou de crescer, desde então.

Abaixo tem-se Títulos e Prêmios recebidos pela Instituição, pelo trabalho realizando, sendo importantes reconhecimentos públicos.

– UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL PELA LEI N. 8226/2008.

– UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL PELA LEI N. 16.463/2010.

– UTILIDADE PÚBLICA FEDERAL PELA PORTARIA N. 235/2014.

– SELO ODM/ODS – Edição 2015 [Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)].

– CEBAS – Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social recebido em setembro de 2017.

– Prêmio da Fundação André e Lucia Maggi, 2017, na categoria “Melhores Impactos”, pelo trabalho realizado nos Projetos de Aprendizagem Técnico Profissional.

Back To Top