
Palestras e Campanhas Preventivas na Área da Dermatologia
Palestras de prevenção e ações diretas de tratamento sobre pediculose e escabiose: voltada para crianças atendidas na entidade (vulnerabilidade social e econômica) e seus familiares. Palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST), onde são abordados temas relacionados às principais doenças sexualmente transmissíveis, seus tratamentos e as formas de prevenção.
Por fim, são realizadas campanhas anuais de psoríase, conforme calendário da Sociedade Brasileira de Dermatologia, onde é realizado também o esclarecimento à população e detecção de novos casos, que serão atendidos gratuitamente no ambulatório da entidade. Todas as ações são coordenadas por uma médica dermatologista voluntária, Dra. Sineida Berbert Ferreira.
I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Manicure e Pedicure
Curso ministrado por técnicas da área, com duração de três meses. Ao receberem certificado de conclusão de curso, as participantes estão aptas a trabalhar tanto em salões de cabeleireiros, como de maneira autônoma, e com isso, podem aumentar a renda familiar, além da melhora na autoestima. O curso tem a participação Médica Dermatologista voluntária da entidade, Dra. Sineida Berbert Ferreira, que busca alertar sobre as principais doenças que afetam as unhas: seus sinais e sintomas e a importância da manicure orientar o paciente a procurar atendimento médico especializado nos casos de doenças. As alunas também tem acesso às informações sobre os cuidados básicos de esterilização e higienização dos materiais, através da participação de enfermeira voluntaria da entidade.
Higiene Pessoal e Maquiagem
Este curso surgiu da necessidade de preparar melhor os jovens ao ingressar nas empresas. Para os adolescentes e jovens da entidade, o Projeto de Aprendizagem é o seu primeiro contato com o competitivo mercado de trabalho, e faz-se necessário que, além de suas competências técnicas, eles se apresentem com uma boa aparência. Neste curso, apresentam-se como foco os cuidados gerais com a pele, o cabelo e os dentes. Os jovens são divididos em dois grupos, com enfoques específicos para rapazes e moças.
Oficinas de Informática e Música
No fim de 2010 a entidade recebeu verba no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), oriunda de Emenda Parlamentar, para o pagamento de instrutor do curso de informática básica (pessoa jurídica). Em 2011 foram abertas 11 (onze) turmas, com 12 (doze) alunos cada uma, com carga horária de 90h. O curso contemplava os sistemas Windows, Excel, Word, Power Point e Internet. Em razão da demanda, foram atendidas 154 pessoas da comunidade local.
Em 2018, através da Captação de Recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA Municipal) foi disponibilizado para crianças e adolescentes entre 10 e 18 anos, este curso tem como objetivo integrar o usuário com o mundo digital. Ao longo de 2018 foram atendidos cerca de 240 crianças e adolescentes, mesmo número de atendimentos em 2019, até maio. As aulas acontecem às terças, quartas e sábados.
Também em 2018, através da Captação de Recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA Municipal) foi disponibilizado para crianças e adolescentes entre 0 e 18 anos, oficinas de músicas (musicalidade, canto e violão), como forma de proporcionar atividades lúdicas e incentivar a cultura e a iniciação musical. Ao longo de 2018 foram atendidos cerca de 150 crianças e adolescentes, número que se repete em 2019, até maio. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira.
Projeto para Construção de 1.600 mts2
Em 2018 a Instituição iniciou a construção de cerca de 20 salas de aula, um mini auditório, dois vestiários com banho e uma quadra esportiva. Tudo isso tem como objetivo ampliar a capacidade de atendimento e melhorar as instalações atuais. Não há previsão para finalização da Obra, haja vista que seu andamento depende da Captação de Recursos, que deve ser contínua.