Nossa
História
“Um lugar onde o amor é ferramenta de trabalho; o abraço é método pedagógico; o sorriso é o uniforme; e o BEM é o único resultado esperado”
No final da década de 90, a nova realidade socioeconômica ensejou a oportunidade de expansão do trabalho assistencial, com os olhos voltados para nova região: o Conjunto Residencial Guaiapó. A escolha foi feita com base no Mapa Social de Maringá, que atribuía ao local o 2º lugar em carência e, portanto, vulnerabilidade social.
Munidos dos ensinamentos de Jesus Cristo, o casal Cleuzanir Ivantes (Zaíca) e Hermínia Walderez P. Ivantes levou homens, mulheres e jovens, para partir ao encontro daqueles que necessitavam de uma palavra amiga, de um alimento, de uma roupa, de um remédio, etc. No início eram realizadas visitas às casas e atendidas as necessidades materiais mais prementes, permeadas pelas palavras de estímulo, extraídas do evangelho de Jesus.
Constatou-se, com facilidade, duas situações que precisavam ser vencidas. A primeira delas, a fome, que tornava surdos aqueles seres humanos para palavras de edificação. Em segundo lugar, a acomodação decorrente das visitas em suas próprias casas, dando ao movimento um caráter assistencialista, e não emancipatório. Era preciso alterar o modelo. Era preciso que aquelas criaturas se sentissem estimuladas a procurar o auxílio, a palavra cristã, o resgate da autoestima, a inclusão social. Indispensável, portanto, encontrar um local para onde tivessem que se dirigir para aplacar a fome, e ouvir os ensinamentos estimulantes.
Uma casa foi cedida e assim teve início o ensinamento das lições de Cristo, aos sábados pela manhã. A participação semanal tornou-se condição necessária para a concessão de cestas básicas. Em pouco tempo 100 famílias passaram a participar do movimento. A casa então cedida foi retomada, surgindo novo impasse, que encontrou alívio momentâneo na cessão do espaço na casa de uma das participantes.
O movimento cresceu, criou vida própria, dando ensejo à constituição do Encontro Fraterno Lins de Vasconcellos, permanecendo o Centro Espírita Caminheiros como entidade mantenedora.
Constituída formalmente através de um Estatuto em 12 de agosto de 2000, a entidade se estabeleceu na Av. Franklin Delano Roosevelt, nº. 5.485, no Conjunto residencial Guaiapó, em 4 terrenos cedidos pelo Município através de instrumento de permissão de uso, onde foram edificados 2 barracões de 250 metros quadrados, cada, com as divisões possíveis, levando em conta a prioridade do momento, que prestigia as palestras semanais para as famílias, com forte ênfase na moral cristã, e as aulas teóricas para os jovens aprendizes. E o movimento SOCIAL não parou de crescer, desde então. Atualmente são mais de 3.800 metros quadrados construídos, com amplas salas de atendimento para os mais de 2mil atendidos anualmente.